quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LUGH - O DAS MUITAS HABILIDADES


Lugh nasce da união de Cian, dos Tuatha dé Danann, e Ethniu, filha de Balor, Rei dos Fomorians. Tinha sido profetizado que Balor seria morto pelo seu neto, e afim de evitar tal destino, Balor encarcerou a sua filha numa torre de Cristal, para que nunca tivesse um filho. Cian no entanto, enquanto tentava recuperar uma vaca, roubada por Balor, conseguiu com a ajuda da Druida* Birog entrar na torre e deitar-se com Ethniu.

Quando Ethniu deu à luz um rapaz, e Balor mandou que este lhe fosse retirado e atirado ao Mar para morrer. O rapaz no entanto foi resgatado por Birog, e por esta entregue a Manannan Mac Lir, que se tornou seu pai adoptivo. Esse rapaz era Lugh. Foi criado por Tailtiu.

Ao atingir a idade adulta Lugh dirige-se a Tara e tenta entrar na corte do Rei Supremo da Irlanda, que na altura era Nuada. O guarda no entanto não o deixa entrar, a menos que ele exerça alguma profissão que lhes seja útil. Lugh sendo mestre de todas as artes e ofícios, cita uma a uma todas as suas habilidades, mas mesmo assim o guarda não o deixa entrar, pois possuem já alguém para cada uma delas. Então Lugh pergunta se possuem alguem que consiga fazer todas elas, ao que o guarda responde que não, e deixa Lugh entrar. Após passar algumas provas impostas por Nuada, Lugh acaba por ser aceite na corte de Nuada.

Uma vez que se junta a seu pai Cian, decide ajudar os Tuatha dé Danann a quebrar a opressão imposta pelos Fomorians sobre estes. Isso aconteceria na segunda Batalha de Maige Tuired, em que Lugh cumpre a profecia, matando o seu avô Balor.

Lugh é mestre de todos os ofícios, mestre de todas as artes, merecendo assim o nome de Samh-ildánach que significa o muito dotado, é também um guerreiro feroz, mestre no manejo da lança, nunca falhando o seu alvo, merecendo assim o nome de Lámhfhada, o do braço comprido.

Possui vários artefactos mágicos, de seu pai adoptivo Manannan. Lugh terá sido também o instituidor do festival de Lá Lúnasa (Lughnasadh)**, em honra de sua mãe adoptiva Tailtiu. No ciclo do Ulster, Lugh surge como pai do herói Cúchulainn.

Lugh possui um carácter luminoso bastante marcado na mitologia, na realidade associado aos relâmpagos, simbolizando a sua lança. Lugh é um Deus de tempestades, um Deus fortemente ligado à realeza e à justiça, e é como já dito mestre de todos os ofícios.

É também o Deus Celta com maior distribuição, tendo sido adorado, sob diversas variantes locais, desde as ilhas até ao continente e mesmo na Península Ibérica.
 
*Uma sídhe Leanan ou mulher das fadas.
**Lugh dedicou este festival a sua mãe de criação, Tailtiu, a última rainha dos Fir Bolg, que morreu de exaustão após clarear uma grande floresta para que pudesse ser cultivada. Quando os homens da Irlanda recostaram-se no seu leito de morte, ela disse para eles que fizessem um funeral com jogos em sua honra. Enquanto continuassem essas comemorações, professou que a Irlanda nunca ficaria sem musica e a colheita seria farta.
 
Texto retirado e adaptado da lista CLAN Peregrinos

2 comentários:

  1. Isto que gosto na CLAN - Grupo de Bruxaria Tradicional, trabalhamos para termos sempre bons textos, boas vivências e bons projetos que agregam a todos que querem aprender de forma coesa e prática.

    http://bruxaria-tradicional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que venha Lughnasadh!!!! Comcerteza será um festival muito especial...

    ResponderExcluir